30 outubro 2007

DISCO MUSIC

História
Não se sabe exatamente como e quando o movimento disco começou. Alguns dizem que ele surgiu no início dos anos 70, nas discotecas de Chicago, Nova York e Filadélfia, onde haviam festas totalmente dançantes, freqüentadas por um público alternativo. Outros afirmam que a disco music só começou mesmo depois da abertura da Studio 54 - em Nova York - e do lançamento do filme "Embalos de Sábado à Noite" em 1977, que foi a época em que a mania se espalhou pelas rádios, gravadoras, discotecas e estava gerando bilhões por ano. No entanto, a Disco não foi um gênero musical pré fabricado, criado em um curto período de tempo em que se possa estabelecer um ponto original determinado. Isso porque quando se fala da Disco Music, define-se um estilo musical que surgiu a partir da transformação de elementos de diversos gêneros musicais como do Soul, Jazz e Funk. Assim, para contar a história da música Disco é preciso viajar um pouco em cada um desses estilos até que se tenha formada a chamada Disco Music.
Comportamento
Os anos da Disco foram chamados de Era do Brilho, época em que as mulheres auto afirmaram-se frente à sociedade machista e utilizaram-se de figurinos sexy e luxuosos para demonstrar também a sua importância e seu esplendor para todos que as discriminavam.
A música com os arranjos feitos por instrumentos de cordas e sopro deram um suporte para uma empostação de voz feminina de forma que elas começaram a ganhar liberdade para interpretar as músicas ao seu modo. A beleza que a música Disco ganhava com a participação feminina favorecia a queda de antigos preconceitos da sociedade contra elas. Isso quando as letras para vocalistas femininas, antes caracterizadas pelas incertezas, melancolia de espírito, indecisão traziam na época mulheres inteligentes, controladoras do seu próprio destino e decididas. Música como "Queen of Disco", de Ruby Andrews; "Catch Me on the Rebound" de Loleatta Holloway’s e "I Will Survive" de Gloria Gaynor, são exemplos de músicas em que as chamadas divas da Disco interpretavam mulheres absolutamente independentes.
Além das mulheres, outros grupos que antes foram discriminados começavam a ganhar mais liberdade. A Disco Music revolucionou a maneira das pessoas se socializarem levando-as ao fantástico mundo da discoteca onde pela primeira vez na história pessoas de todas idades, diferentes origens étnicas e orientações sexuais podiam olhar para frente e serem atendidos com dignidade. Existiam algumas discotecas mais sofisticadas que não eram espaços tão abertos assim, eram locais que escolhiam a dedo as pessoas que podiam entrar no estabelecimento. Como exemplo temos a Studio 54, que permitia a entrada somente das pessoas mais bonitas ou famosas.
Entretanto, mesmo nesses lugares encontrava-se todo tipo de pessoas que mesmo com suas diferenças se respeitavam e seguiam a ordem de todas as casa noturnas que era a Diversão. O comportamento da época era totalmente direcionado para o lazer, em que a dança era muitas vezes acompanhada por bebidas, drogas e sexo à vontade. Um exemplo claro sobre a forma de pensar e viver a vida da época está retratada no filme "Studio 54" que conta a história da discoteca mais famosa de Nova York, onde a liberdade era geral; as bebidas se misturavam com drogas que eram vendidas e consumidas no local e o sexo era explícito em espaços específicos da boate. "Boogie Nights" também é outro filme que retrata bem os ideais que os jovens tinham na época. Entre inúmeros outros filmes que tematizaram a época e que valem a pena ser assistidos por todos que curtem a Disco Music, estão: "Saturday Night Fever", "Grease" e "Thanks God It’s Friday".

11 comentários:

WELLINGTON disse...

OTIMO BLOG! OTIMO COLOCAR UM TEXTO COM TODA ORIGEM DA DANCE MUSIC. EU SOU DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS SEMPRE FUI ALUCINADO COM A HOUSE MUSIC, DURANTE VARIOS ANOS TIVE INFORMAÇÕES SOBRE A TOCO DANCE E DJS QUE FAZIAM AS VIRADAS NA CASA ERA SEMPRE UMA GRANDE FESTA PARA O PUBLICO JOVEM, AQUI EM BH DURANTE A DECADA DE 90 PASSARAM SE VARIAS DANCETERIAS QUE FAZIAM E FIZERAM AS MATINES PARA O PUBLICO JOVEM, SENDO ALGUMAS QUE FORAM DAS MAIS BADALADAS: OLIMPIA , CHAMONIX , SPACE, HIPODROMO, TRASH, ARENA E OUTRAS MAIS.... HOJE EM DIA TEM UMA EQUIPE CHAMADA FLASH NIGHT REMEMBER QUE ORGANIZA FESTAS MENSALMENTE PARA CURTIR, RELEMBRAR MUSICAS DANCE DA DECADA DE 80 E 90.

Anônimo disse...

Também fiz parte desta história~. espero que este meio continue. Grande abraço a todos da nossa época.

Anônimo disse...

o que somos hoje? depois de muita balada e histórias para contar. sou publicitário e faço parte dos bastidores da diversão e dos sonhos, estarei no e-mail agenciaespaco@hotmail.com.

Abraços,

Leo.

kiko e dd disse...

Fizemos parte dessa época de ouro que foi a discoteca,curtimos muito o social ramos club,que teve até atrações internacionais na época,como roberta flack,glória k..hoje em dia não o rj está abandonado em matéria de musicas boas e não temos mais como se divertir,infelizmente.gostaríamos que voltasse aquela época.um abraço em todos que curtiram como nós a disco music.

jurandir vieira disse...

Realmente!Os anos 80 e 90 ficaram pra història...house music tocando aos ouvidos no Olympia ,hippodromo disco ( Belo Horizonte),Nunca haverà igual.Somente quem agitou naquelas pistas sabem o que eu estou dizendo!Galera antenada com a mùsica e antenada na moda exibindo seus jeans Forum,Zoomp,Ellus ,Vide Bula e Sputnik ,se aglomerando na entrada com seus corações pulsando com o desejo de mais uma noite de sàbado dançante!New Order,Erasure,depeche mode,Information Societ,capella house, snap,technotronic,black box e tantos outros.Sem dúvida as mais badaladas discotecas daquela época>

claudia ramos disse...

Eu amava ir ao Olympia,a Hipodromo,epoca boa...Eramos felizes e não sabiamos rsrs.Eu gostaria do nome da musica de abertura do olympia.Se alguem puder me ajudar.Agradeço.Mande um email pra mim quem souber.claudiamro@hotmail.com.
Agradeço

Nelson Júnior disse...

Aí, galera. Tenho o cd da Hippodromo Matinê, mas não tenho mais a capa. Preciso muito saber o nome da música da faixa 4 desse cd. Ela é praticamente toda instrumental, o que torna mais difícil procurar na Net. Se alguém puder me ajudar, agradeço demais. Valeu. Se não for pedir muito, quero muito achar a abertura oficial da matinê de lá.

LEIRE disse...

JA PENSOU SE SAUDADE MATASSE... Com certeza muitas pessoas dessas dédadas teriam morrido. me lembro de ter ido ao show do TECNOTRONIC. Foi maravilhoso. tenho muita saudade dessa época. sem dúvida foi a melhor época da minha vida.

Anônimo disse...

Cristina
Gente que saudade dessa época dos anos 80 e 90 só nos embalos dos dance Hause... Dancei muito na Tom marrom, Olympia, Hipodromo e Apoteose em Belô... Up & Down, Roof e te matete em Sampa! Voltei ao tempo linda!!! Eramos felizes e não sabíamos!

Anônimo disse...

Atualmente alguma casa noturna/Boate em BH rola Flash Rouse?

Anônimo disse...

Atualmente alguma casa noturna/Boate em BH rola Flash Rouse, Dance anos 80,90, Freestyle? alguém saber envie por e-mail: brufmg@yahoo.com.br

Grato!